Comparemos a terceira idade atual com a terceira idade de alguns anos atrás. O que vemos? Idosos mais dispostos, com mais saúde e com mais vontade de viver.
Apesar da vida estressante dos dias atuais, os idosos , principalmente aqueles que estão se aposentando agora, saem em busca de mais saúde,de mais lazer.
Antes ao se aposentarem os idosos procuravam ocupar seu tempo com trabalhos manuais. Hoje não é mais assim. O que os idosos procuram é a socialização, atividade física, uma saúde melhor e sentir prazer em viver.
É grande o número de idosos nas academias de ginásticas, o que eles estão buscando são atividades que lhes deêm prazer. Cada um com o seu gosto. Uns procuram a dança, outros a musculação, outros a hidroginástica e até natação. A verdade é que cada vez mais vemos idosos ativos , e isso é muito bom.
Com isso é necessário que os profissionais de educação física se dediquem cada vez mais ao atendimento a esse público tão exigente de cuidados. Na maioria das vezes vemos idosos que nunca tiveram em sua juventude à oportunidade de praticar uma atividade física, e a atenção para com eles deve ser redobrada.
É com grande satisfação que vejo um idoso se exercitando, buscando o seu bem estar. As atividades físicas neste caso não estão limitadas apenas a parte física em si, mas principalmente a parte emocional, afetiva, a auto estima , ao carinho e a atenção que eles necessitam.
Para que se alcance uma boa e saudável terceira idade, é necessário iniciar as atividades físicas desde cedo. Com a ajuda e acompanhamento de um bom profissional. Que corrija sua postura, que lhe ensine que o importante não é carregar pesos pesados para ficar forte, mas fazer o exercício tecnicamente correto, com um peso que não te levará a uma lesão no futuro.
Existem excelentes profissionais, dedicados e atenciosos para cuidar do nosso desempenho físico para que possamos alcançar uma terceira idade mais saudável e satisfatória, já que delas não podemos fugir.
A terceira idade não é mais nenhum "bicho de sete cabeças". Saúde e bem estar é o que interessa agora mais do que nunca.

Nenhum comentário:
Postar um comentário