sexta-feira, 21 de outubro de 2011

TENTE PRIMEIRO ENTENDER.(RICHARD CARLSON)

Esta técnica é uma adaptação de um dos "sete hábitos de pessoas muito eficientes" de Stephen Covey. Usar esta estratégia é um atalho para se tornar uma pessoa mais satisfeita (e provavelmente mais eficiente).
Tentar primeiro entender, implica, essencialmente, que você deve se mostrar mais interessado e compreensivo com relação aos outros, do que em que os outros o entendam.Significa entender plenamente a ideia de que se você quer qualidade, ou realizar a comunicação que é tão vital para você e para os outros, entender as outras pessoas é o primeiro passo.Quando você entende de onde as pessoas vêm, o que estão tentando dizer, o que é importante para elas, e assim por diante, ser entendido torna-se uma consequência natural;simplesmente acontece sem nenhum esforço. Quando pretende reverter este processo, no entanto (que é o  que a maioria de nós faz a maior parte do tempo), você está colocando o carro adiante dos bois. Quando você tenta ser entendido antes de entender,o esforço exercido será sentido por você e pela(s) pessoa(s) que você quer atingir. A comunicação se romperá, e você terá em mãos uma batalha entre dois egos.
Trabalhei com um casal que passou os primeiros dez anos de seu casamento frustrados, brigando por causa das finanças. Ele não conseguia entender por que ela queria poupar cada centavo que el gastava, e ela não conseguia entender como ele podia ser tão gastador.Toda contribuição racional por parte de qualquer um dos dois havia se perdido em meio a sua frustração comum. Embora muitos problemas sejam mais complexos do que os desse casal, as soluções podem ser igualmente simples. Nenhum dos dois se sentia compreendido. Eles precisavam aprender a parar de interromper um ao outro, e começar a ouvir com atenção. Em vez de defender suas posições, cada um deles precisava tentar entender primeiro. Foi isso o que lhes propus.Quando você praticar esta estratégia, vai reparar que as pessoas com quem se comunica se sentirão ouvidas, apreciadas e entendidas. Isso se traduzirá em relações melhores e mais amorosas.

3 comentários:

  1. Não é fácil essa tarefa, não. Tem que ter muitos anos de prática.Existem pessoas difíceis de lidar.Mas não custa nada tentar e ver o bicho que vai dá.

    ResponderExcluir
  2. Nada é impossível, eu acredito que seja possível após anos de treinamento realmente um entender o outro, ceder é o lema.Se cada um cede um pouco fica mais fácil a convivência.

    ResponderExcluir
  3. Tentar entender primeiro não tem muita relação com quem está certo ou errado; é na verdade, uma filosofia de efetiva comunicação.(do mesmo autor)

    ResponderExcluir