terça-feira, 8 de março de 2011

EFEITO BOLA DE NEVE.

Uma técnica eficaz de se atingir a paz interior é observar atentamente com que rapidez um pensamento negativo e inseguro foge ao seu controle, formando uma incontrolável espiral.Você já reparou alguma vez como se sente tenso quando de deixa envolver pelos seus pensamentos? E já reparou  que quanto mais absorvido pelos detalhes que o aborrecem você se sente pior? Um pensamento conduz a outro, e a outro ainda, até que , num determinado estágio, você se torna incrivelmente agitado.
  Você pode, por exemplo, acordar no meio da noite e lembrar-se de um telefonema que precisa ser dado no dia seguinte.
 Então, em vez de se sentir feliz de ter lembrado de uma obrigação tão importante, você começa a pensar em todo o restante do que você precisa fazer no dia seguinte. Você se pega ensaiando uma provável conversa com seu patrão, e,com isso, se sente chateado. Logo, logo, você está pensando com seus botões: 'Não posso acreditar que eu seja tão ocupado.
Tenho que dar uns 50 telefonemas por dia. Que tipo de vida é esta, afinal?' E por aí vai até começar a sentir pena de si mesmo. Para alguns tipos de pessoas este tipo de 'crise de pensamentos ' é limitada. Já ouvi relatos de pessoas que gastaram muitos dias e muitas noites com ensaios mentais desse tipo. É desnecessário dizer que o sentimento de paz é impossível para alguém com a mente repleta de preocupações  e aborrecimentos.
   A solução é prestar atenção ao que está acontecendo em sua mente antes desses pensamentos se formarem em ondas negativas. É uma verdadeira bola de neve mental, e quanto mais rápido você percerber sua formação, mais fácil será interrompê-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário