segunda-feira, 7 de março de 2011

Faça as pazes com a imperfeição.

Ainda estou por encontrar o perfeccionista absoluto cuja vida seja plena de paz interior. A busca da perfeição e o desejo da tranquilidade interior são conflitantes. Sempre que estamos ligados à realização de alguma coisa de uma determinada maneira, melhor do que a que temos no presente, estamos, por definição, engajados numa batalha perdida. Em vez de estarmos felizes e gratos pelo que já alcançamos, nos fixamos no que esta coisa tem de errado e em nosso desejo de reparar este erro, ficamos então insatisfeitos e descontentes.
  Um armário desorganizado,um arranhão no carro, uma tarefa mal feita, uns quilos a mais que deveríamos perder,  com as imperfeições dos outros, com a aparência de alguém, o modo como se comporta, como vive sua vida,a própria ênfase na imperfeição impede que atinjamos nosso objetivo de simpatia ou gentileza.Devemos fazer o melhor que podemos mas não devemos nos concentrar excessivamente no lado errado da vida.
  A solução é  ficar de sobreaviso em relação ao hábito de insistir para que as coisas sejam diferentes do que são. Tente se lembrar que a vida está bem como está, agora. Na ausência do seu julgamento perfeccionista, tudo parecerá bem. À medida que você eliminar sua obsessão pela perfeição em todas as áreas da sua vida, você verá a perfeição que é a sua própria vida.

4 comentários:

  1. Com essa mania de perfeição, vamos atropelando todo mundo, essa é a verdade. Se não exigíssemos tanto de nós mesmos seríamos muito mais felizes.Exigindo de nós mesmos, acabamos exigindo dos outros também. A NOSSA PAZ INTERIOR DEPENDE DOS NOSSOS COMPORTAMENTOS EM RELAÇÃO AOS OUROS.

    ResponderExcluir
  2. Jesus é a perfeição e nos perdoa pelas nossas imperfeiçoes.Porque exigimos tantos dos outros e de nós mesmos, ficamos longe cada vez mais da perfeição.

    ResponderExcluir
  3. SER IMPERFEITO É SER HUMANO, SER PERFEITO É SER DIVINO.

    ResponderExcluir